Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Manejo

Cacarejo pode significar estresse

Pesquisa americana conclui que as variações vocais das aves poedeiras podem alertar estresse.

Uma pesquisa americana com galinhas poedeiras demonstrou que o cacarejo das aves podem indicar diferentes tipos de estresse, relacionados a fatores externos e condições de criação. “O primeiro passo é descobrir o estresse e depois reduzir possíveis causas nos ambientes de criação”, explica Dr. Michael J. Darre, professor do departamento de Zootecnia da Universidade de Connecticut e membro da Associação de Pesquisa Avícola (PSA, sigla em inglês).

“Aliviar o estresse das poedeiras e dos frangos é importante, não só para o bem-estar animal, mas como para a produtividade das aves”, explica.

O projeto “Dolittle”

Darre é o orientador do projeto “Dolittle”, que consiste em adquirir técnicas para reconhecer e classificar os tipos de cacarejos das aves. Financiado pela Fundação Nacional de Pesquisa, o Projeto Dolittle deve aplicar um moderno processador de ritmos para perceber a tonalidade vocal das aves.

O desenvolvedor do sistema é o Dr. Michael Johnson, do departamento de Computação e Engenharia Elétrica da Universidade de Marquette.

“Esse tipo de teste vai reduzir a tensão dos animais contribuindo para sua saúde. Por sua vez, também beneficiará os produtores que, através de melhorias no ambiente, conseguirão aumento na produção de ovos”, explica o Dr. Darre.