Uma pesquisa americana com galinhas poedeiras demonstrou que o cacarejo das aves podem indicar diferentes tipos de estresse, relacionados a fatores externos e condições de criação. “O primeiro passo é descobrir o estresse e depois reduzir possíveis causas nos ambientes de criação”, explica Dr. Michael J. Darre, professor do departamento de Zootecnia da Universidade de Connecticut e membro da Associação de Pesquisa Avícola (PSA, sigla em inglês).
“Aliviar o estresse das poedeiras e dos frangos é importante, não só para o bem-estar animal, mas como para a produtividade das aves”, explica.
O projeto “Dolittle”
Darre é o orientador do projeto “Dolittle”, que consiste em adquirir técnicas para reconhecer e classificar os tipos de cacarejos das aves. Financiado pela Fundação Nacional de Pesquisa, o Projeto Dolittle deve aplicar um moderno processador de ritmos para perceber a tonalidade vocal das aves.
O desenvolvedor do sistema é o Dr. Michael Johnson, do departamento de Computação e Engenharia Elétrica da Universidade de Marquette.
“Esse tipo de teste vai reduzir a tensão dos animais contribuindo para sua saúde. Por sua vez, também beneficiará os produtores que, através de melhorias no ambiente, conseguirão aumento na produção de ovos”, explica o Dr. Darre.