Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Canadá contra rotulagem

Canadá procura OMC para protestar contra 'Rotulagem de Origem' dos EUA. Indústrias americanas pararam de comprar suínos canadenses.

Canadá contra rotulagem

O Conselho de Suinocultura do Canadá prossegue na Organização Mundial do Comércio (OMC) para esclarecer controvérsias a respeito da Legislação de Rotulagem Obrigatória do País de Origem dos EUA (US COOL, sigla em inglês).

A indústria de carne suína do Canadá desfruta de um mercado sólido, reconhecido pela qualidade e bem-estar dos animais. Os produtores canadenses estão alarmados com a US COOL, pois pode prejudicar seriamente o mercado de exportação de carne e suínos vivos. A US COOL tem feito muitas empresas de processamento de carnes americanas cessarem as compras de animais que nasceram no Canadá. “A rotulagem do país de origem tem levado muitos produtores canadenses a abandonar o mercado e custando muito à indpustria suinícola do país”, declarou o dono de uma empresa que processa grãos e suínos em Alberta, Sr. Preugschas.

“A US COOL causa impactos negativos em nossos produtores por isso continuaremos na defesa de nossos direitor comerciais na OMC”.

Enquanto isso, o secretário da Agricultura dos Estados Unidos, Tom Vilsack e o representante do Comércio dos EUA, Ron Kirk, emititam a declaração:

“Nós lamentamos que as consultas formais não tenham sido bem sucedidas em resolver as preocupações do Canadá com a rotulagem de oriegm, exigida pela Farm Bill 2008 para certos produots agrícolas. Acreditamos que a implementação da rotulagem fornece informações aos consumidores de acordo com nossos compromissos com a OMC. Os países concordaram, muito antes da ecistência da OMC, que a política de rotulagem é legítima. É comum que outros países queiram saber a origem de seus produtos. Esperamos continuar a trabalhar com o Canadá para resolver o problema amigavelmente”.

* Tradução Suinocultura Industrial