Trabalhadores de granjas onde as aves são criadas em gaiolas correm mais riscos de contrair doenças respiratórias, revelou uma pesquisa canadense. Uma concentração maior de poeira misturada com resíduos de aves é encontrada em grande quantidade em granjas com esse método de criação. A Endotoxina é encontrada em abundância em amostras de ar analisadas.
Fatores
A produção de frango gera esse tipo de ‘poeira’ por muitos fatores, incluindo a atividade animal, temperatura do ar, umidade relativa, taxa de ventilação, densidade, tipo de gaiola, tipo de ave, idade do frango, alimentação, método de alimentação diário, distribuição por áreas e ausência de tecnologia para limpeza. Além disso, a dimensão das particulas
Geralmente, a poira contaminada fica ebaixo das gaiolas, que, ao serem manejadas, são inaladas pelo criador. A predominância de aves fêmeas também contribui para as variações no ar do ambiente. A idade das aves também é um fator importante, já que o sistem imunológico de cada uma não é o mesmo. Essas diferenças coincidem com focos de poeria econtradas no chão das granjas.
Outras pesquisas revelaram que a contração de poeira também pode ser justificado pela quantidade de aves alojadas nos andares das gaiolas.
Estudos canadenses
O estudo realizado no Canadá atenta para a quantidade de partículas encontradas nas granjas. As gaiolas que possuiam mais andares apresentavam uma concentração maior de partículas nocivas e que tendem a permanecer por mais tempo no sistema respiratório.
Portanto, a concentração de pequenas partículas em gaiolas pode ser responsável por efeitos negativos à saúde humana, mesmo que em pouca quantidade.
O melhor aproveitamento do ambiente pode reduzir significativamente a dispersão da poeira e diminuir a exposição do trabalhador a esse tipo de contato.
Prevenção
Exames aerobiológicos mais aprofundados ajudam a encontrar remediações pra o problema.
Em criações suínas, alguns métodos como pulverização com óleo de canola reduzem a disperção da poeira. Esse método está sendo avaliado pela indústria avícola. A importância
econômica é um fator importante, porém, a saúde do trabalhador requer investigação minuciosa.
* Com informações do World Poultry