Cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá, estão fazendo experimentos com novas tecnologias para auxiliar a indústria de aves e melhorar a rentabilidade da carne de frango.
De acordo com a Associação de Estudo de Aves (PSA, sigla em inglês), um grupo de pesquisadores da Universidade está estudando uma variedade de produtos que reforce as características nutricionais e não perca a identidade no sabor. Eles também estudam uma nova tecnologia que possibilita a recuperação de proteínas originais que se perdem durante o processamento.
O mercado de produtos avícolas sofreu mudanças consideráveis nas últimas três décadas. Nos EUA, o setor representava 61% das vendas. Em 1975 e sofreu uma queda de 32%. De acordo com o Conselho de Avicultura, até 2008, estes números foram invertidos quase totalmente. Hoje os produtos a base de aves representam 48% do mercado. As aves de corte 41% e o restante 11%.
Dr. Mirko Betti, professor assistente de ciência de carne de aves da Universidade de Alberta, do Departamento de Agricultura, Alimentação e Nutrição, é o coordenador da pesquisa. Seu principal foco são recursos primários.
* Com informações do World Poultry