Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Cenário atual da suinocultura canadense

Por Spencer Long, da Genesus

Cenário atual da suinocultura canadense

Com os preços da carne suína em níveis recordes ou próximos de novos recordes em toda a Europa, os produtores canadenses ainda estão cambaleando. As perdas continuam, a dor persiste. Precisamos de um pêndulo oscilante. Em teoria, a grande diferença de preços entre o Canadá e a Europa deve levar a que mais carne suína canadense seja exportada à medida que mais compradores asiáticos buscam opções mais baratas internacionalmente, o que também deve levar a um aumento de preços no Canadá. E se essa teoria acontecer, quando? É desconhecido.

O aumento crescente da peste suína africana na China colocará o maior consumidor mundial de carne suína em apuros. O Canadá já exporta 70% de sua produção de carne suína e é o terceiro maior exportador de carne suína do mundo; esse número pode aumentar ainda mais se o preço for justo. Alguns empacotadores no Canadá perderam cerca de $ 300 milhões no ano passado, todos estão perdendo neste negócio agora. 

A realidade é que há escassez de carne suína em grande parte do mundo e o Canadá tem uma grande oportunidade de ajudar a preencher a escassez, dando aos produtores e embaladores canadenses espaço para lucratividade. Os últimos anos foram devastadores para os produtores e precisamos que o pêndulo balance. Todo mundo está perdendo neste negócio agora. 

O Canadá está enfrentando uma mudança demográfica dramática na indústria agrícola que está em andamento há décadas, mas agora está se tornando cada vez mais evidente. Novos relatórios mostram que 40% dos operadores agrícolas do Canadá se aposentarão até 2033 e o país precisará de 30 mil novos imigrantes para estabelecer novas ou assumir fazendas e estufas existentes para manter a indústria sustentável. 

Esse número impressionante é algo que nossa indústria precisa reconhecer e se preparar. As fazendas precisarão crescer à medida que mais pessoas deixarem o setor para continuar a produção atual, o que consolidará ainda mais nosso setor. Além disso, em 10 anos, 60% dos operadores agrícolas de hoje terão mais de 65 anos de idade. O Canadá está recebendo um número recorde de imigrantes, é questionável quantos desses imigrantes estão preparados e interessados ??em se tornar agricultores, a grande maioria está se estabelecendo nos grandes centros urbanos e nunca irá para o campo no Canadá. 

O atual grupo de imigração não criará sustentabilidade para nossa indústria e a regra de Justin Trudeau não dá confiança de que ele queira garantir a sustentabilidade de nossa indústria, sabemos que ele está contra nós.

A realidade da nossa indústria é que os jovens precisam ver um futuro na indústria. Eles precisam ver que a oportunidade pode estar aí, é isso que vai torná-la sustentável. Olhando de fora para a nossa indústria nos últimos anos, alguém realmente se perguntaria por que alguém iria querer estar nela se apenas perderia dinheiro ano após ano. Os jovens precisam ver que podem ganhar uma boa vida e ser bem-sucedidos. 

Acreditamos fundamentalmente, como empresa, que carne suína com melhor sabor é o que pode impulsionar nosso setor e essa pode ser a oportunidade que os jovens veem no setor. No momento, a indústria não está funcionando para a maioria, precisamos de um pêndulo para que os jovens possam se unir e garantir que ela permaneça sustentável.