As importações de frango provenientes dos Estados Unidos sofrerão medidas antiduping do governo chinês, segundo informou nesta sexta-feira (05/02), o ministério chinês de Comércio. A imposição chega após uma semana de tensão entre Pequim e Washington devido a venda de armas a Taiwan e a futura reunião do presidente norte-americanao, Barack Obama com Dalai Lama.
As autoridades chinesas asseguram que suas investigações confirmam que os produtores americanos haviam enviado à China produtos derivados de frango não autorizados, “causando danos substanciais na indústria doméstica da China”. Desta forma, a partir do dia 13 de fevereiro, Pequim aumentará de 43,1% para 105,4% as taxas para qualquer produto derivado do frango norte-americano.
Os Estados Unidos possui 90% do mercado de 407.000 toneladas de frangos importados pela China. De acordo com o ministério do Comércio, os produtores que colaborarem com ativamente com as investigações, terão taxas menores a 80,5%. As investigações começaram em setembro, pouco depois que o governo americano anunciou um plêmico incremento nas tarifas de importação de pneus chineses.