Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biocombustível

Circuito de biocombustível chega à Tanzânia

<p>Governo do país tem planos de desenvolvimento do setor de energias renováveis.</p>

O circuito de seminários internacionais sobre biocombustíveis que o Brasil está promovendo em países africanos chegou a Dar es Saalem, na Tanzânia, país da África Oriental, ontem (28/10). O encontro faz parte das ações de apoio do Brasil a nações em desenvolvimento na área de energias renováveis.

O governo da Tanzânia já tem planos para o desenvolvimento do setor de energias renováveis. Uma empresa britânica deve implantar, até 2011, usina para fabricação de biodiesel a partir do pinhão manso (Jatropha curcas), planta rica em óleo. A sede do empreendimento será em Kisarawe, cerca de 70 quilômetros a sudoeste de Dar es Salaam, capital e maior cidade do país. No local, a renda dos habitantes gira em torno da agricultura e pesca. A expectativa é que sejam criados mais de cinco mil empregos diretos e indiretos.

Uma área de aproximadamente nove mil hectares será ocupada pelo projeto. Serão investidos cerca de US$ 20 milhões na construção da usina e melhoria das condições locais (estradas, farmácias, bancos, mercados), trazendo prosperidade para a região. A expectativa é que os pequenos agricultores consigam aumentar a renda no futuro cultivando plantas usadas na produção de biocombustíveis, permitindo que mais de três milhões de tanzanianos saiam do estado de pobreza.

Com aproximadamente 40 milhões de habitantes, a Tanzânia é um dos países mais pobres do mundo, com uma renda per capita de US$ 1,1 mil. A economia local depende consideravelmente da agricultura, que emprega cerca de 80% da mão-de-obra e corresponde à aproximadamente 85% das exportações.

Amanhã, (30/10), os representantes do governo brasileiro chegam em Harare, no Zimbábue, para continuar a série de encontros em países africanos.