Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Clima na China

A China inicia plano de emergência contra a seca que atinge a província de Juangxi e que colabora para aumento inflação no país em maio.

Clima na China

O governo estabeleceu o nível quatro para o plano de emergência, o patamar mais baixo do sistema de resposta a emergências do país. Como parte do plano, a Comissão Nacional para Redução de Desastre do país (NCDR, na sigla em inglês) e o Ministério de Assuntos Civis (MOCA) enviaram um grupo de trabalho para a província para inspecionar a situação e dar assistências aos esforços de combate e mitigação dos efeitos do desastre.

As autoridades do governo informaram que até a tarde de domingo, as secas já causavam problemas para 1,11 milhão de residentes, que agora precisam de
assistência do governo.

O NCDR e MOCA já haviam iniciado o plano de emergência nas províncias centrais Hubei e Hunan, na última segunda-feira. Na quinta-feira, foram alocados 55 milhões de iuanes (US$ 8,47 milhões) em um fundo para reduzir a escassez de água e comida para os residentes dessas províncias.

Diante da pior seca que atinge o país em 50 anos, economistas e pesquisadores do governo calculam que a inflação no país deva aumentar em maio. Em sua edição internacional de sábado, o jornal do partido comunista chinês, “People’s Daily”, informou que a inflação chinesa ultrapassará os 5% em maio diante do aumento de preços de vegetais, mencionando como fontes acadêmicos e pesquisadores do governo, segundo informações do escritório chinês da agência Market Watch.

Já a “Xinhua” menciona que o economista-chefe do Industrial Bank, Lu Zhengwei, prevê que o Indice de Preços ao Consumido (CPI, na sigla em inglês) registre variação de 5,5% em maio, na comparação anual.