Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Colômbia quer que Venezuela suspenda restrições

Autoridades venezuelanas interromperam a emissão de certificados fitossanitários para produtos agrícolas da Colômbia, que pede ajuda à OMC.

Colômbia quer que Venezuela suspenda restrições

O governo da Colômbia pediu na OMC (Organização Mundial do Comércio) que a Venezuela suspenda as restrições contra a importação de produtos agrícolas colombianos, informou o ministro de Comércio do país, Luis Guillermo Plata.

Em meados de outubro, autoridades venezuelanas interromperam a emissão de certificados fitossanitários para produtos da Colômbia, o que viola as regras da OMC, afirmou Plata. Procurados, representantes da Venezuela não comentaram o assunto.

Restrições sanitárias só podem ser adotadas quando há necessidade de proteger a saúde de animais e pessoas, ou preservar a integridade de lavouras; além disso, têm que ser baseadas em parâmetros científicos, afirmou o ministro.

A Venezuela começou a restringir importações da Colômbia há cerca de três meses, logo após o embate entre o presidentes Álvaro Uribe e Hugo Chávez a respeito da descoberta de lançadores de foguetes venezuelanos nas mãos de membros da guerrilha colombiana. O tom das críticas mútuas foi elevado quando a Colômbia decidiu negociar a expansão da presença militar dos Estados Unidos no país.

A Colômbia exportou cerca de US$ 1,03 bilhão em produtos agrícolas para a Venezuela em 2008, incluindo carne, gado vivo, frutas, vegetais, carne de aves, ovos, cigarros, café e ração animal. Isso representou 17% das exportações do país para o mercado venezuelano.