Com o objetivo de aumentar a segurança em produtos cárneos (frango, bovino e suíno), o senador americano Tom Udall apresentou uma nova lei ao congresso dos EUA. De acordo com as informações apuradas pelo World Poultry, ela dá total autoridade ao Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) para a realização de recalls de produtos suspeitos.
Na lei atual, diz o site, o USDA não tem o poder de promover nenhum tipo de recolhimento de produtos cárneos que possam ser perigosos. A decisão de retirar ou cumprir com os pedidos do USDA para fazer o recall de produtos perigosos é deixada nas mãos da indústria de alimentos processados. Tal procedimento obriga o Departamento a participar de negociação com empresas, enquanto as carnes estão disponíveis nas prateleiras. Hoje, a indústria de alimentos processados tem poder de veto, pontuou a nota do WP.
“Se o USDA não tem o controle total das carnes que estão no mercado, nossos consumidores estão em risco”, disse o senador. “A nova lei dará ao Departmento a autoridade necessária para agir rapidamente em nome da proteção pública”.