Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercados

Cooperação entre países

Brasil e Tanzânia discutem cooperação internacional e segurança alimentar. Ministros avaliaram a implantação do Programa Mais Alimentos África.

Cooperação entre países

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Afonso Florence, recebeu, nesta quinta-feira (5), em Brasília (DF), a visita do primeiro-ministro da Tanzânia, Mizengo Kayanza, para discutir o fortalecimento das ações de cooperação entre o Brasil e o país africano. Florence e Kayanza avaliaram a implantação do Programa Mais Alimentos África e a cooperação técnica com foco no aumento da produção agrícola.

“Nossa cooperação com os países irmãos africanos tem como objetivo a produção de alimentos saudáveis e baratos, garantindo a segurança alimentar e o desenvolvimento local e regional”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Agrário. Florence destacou a importância do Mais Alimentos para o aumento da produtividade no campo, aliado a políticas de transferências de tecnologias.

Mizengo Kayanza, explicou que está no Brasil com o objetivo de identificar quais políticas públicas podem ser implantadas em seu país, especialmentes nas áreas da agricultura, infraestrutura e geração de energia. “Quase 80% de nossa população vive no campo e temos a convicção que para conseguir chegar no patamar de desenvolvimento que o Brasil alcançou temos que investir na modernização e mecanização do campo”, ressaltou o primeiro-ministro, que antecipou o interesse da Tanzânia em participar do Mais Alimentos África.

Florence afirmou que outras ações que podem ser desenvolvidas na Tanzânia. “Temos uma grande experiência de convivência com o semiárido e, neste sentido, podemos disponibilizar, mediante acordo de cooperação internacional, tecnologias de compras públicas, de acesso ao crédito, de assistência técnica e de sementes adaptadas ao clima”, explicou.

A população da Tanzânia, que este ano completa 50 anos de independência, é de aproximadamente 42 milhões de habitantes. Destes, 74% vivem no meio rural. As principais culturas no país são a produção de banana, mandioca, leite, feijão, milho e gado de corte. As atividades agrícolas são desenvolvidas em uma área de 9,6 milhões de hectares, dos quais menos de 200 mil são irrigados.