Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Carnes

Cooperativas do setor de carnes se unem

<p>Representações de SC e PR, que produzem e industrializam carnes de frango e suíno, querem holding para comercializar produtos no Brasil e exterior. Objetivo é ganhar força para competir com gigantes do setor.</p>

Grupo de cinco cooperativas de Santa Catarina e Paraná que produzem e industrializam carnes de frango e suíno está negociando união por meio de uma holding para comercializar produtos no Brasil e exterior.

O objetivo seria ganhar força para fazer frente às novas gigantes do setor, a BRF-Brasil Foods, que resultou da união da Perdigão e Sadia, e a Marfrig, que comprou a Seara, de SC.

O presidente da Organização das Cooperativas de SC (Ocesc), Marcos Antônio Zordan, confirmou as negociações, que foram reveladas pelo diretor de mercado externo da Coopercentral Aurora, Dilvo Casagranda, na feira Anuga, na Alemanha. A nova holding poderá unir as vendas da Aurora, de SC, e das paranaenses C-Vale, Lar, Consuel e Frimesa. Conforme Zordan, essa movimentação iniciou há cerca de dois anos, por iniciativa da Aurora, mas não avançou. Agora, é retomada em função das últimas fusões, que mudaram o mercado.

Juntas, as cinco cooperativas responderiam por cerca de 20% do mercado de frango e suíno, quase a metade da participação da Brasil Foods. Zordan observa que vários supermercados já estão procurando fornecedores de porte médio porque temem ficar nas mãos de gigantes, sem poder barganhar preços.