Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pester Suína Africana

Criação de biossensores para monitoramento da Peste Suína Africana

Criação de biossensores para monitoramento da Peste Suína Africana

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) concedeu uma bolsa de US$ 650 mil por três anos para pesquisadores da Universidade de Illinois Urbana-Champaign. O objetivo é desenvolver biossensores portáteis e convenientes, projetados para detectar e monitorar o vírus da Peste Suína Africana (PSA) em fazendas suínas.

A Profª Ying Fang, especialista em patobiologia da Faculdade de Medicina Veterinária da universidade, destacou a importância do projeto em comunicado à imprensa. Segundo ela, a PSA é uma doença letal em diversos países, capaz de matar pacientes rapidamente. Com o dispositivo portátil, será possível realizar testes rápidos em campo, facilitando a aplicação imediata de medidas preventivas e de controle.

O desenvolvimento do biossensor conta com a parceria do Prof. Brian Cunningham, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação. Com experiência em nanotecnologia aplicada ao câncer e doenças infecciosas, Cunningham revelou que sua equipe já trabalha em tecnologias de biossensores há aproximadamente 10 anos.

Fonte: Pig Progress