Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Cuidado com a Listeria

<p>Pesquisadores americanos revelam que lavagens da granja feitas com alta pressão podem dissipar a bactéria em alimentos.</p>

Lavar o chão e os andares das granjas de frango e processadoras de alimentos com utensílios de alta pressão podem ser um meio de dissipar o monocytogene Listeria entre as linhas de produção e transformação, afirmam relatórios de Segurança Alimentar da Universidade Estadual de Kansas (EUA).

Os pesquisadores já haviam publicado que os pisos com drenos podem abrigar as bactérias e a lavagem em alta pressão pode espalhar o problema. As células bacterianas podem ser projetadas para as superfícies onde são processados os alimentos.

A situação pode ser sanada, mas os trabalhadores precisam ser capacitados, afirma o doutorando em ciência dos alimentos, Jasdeep Saini, que pesquisou o assunto com os professores James Marsden e Daniel Fung. Os procedimentos de limpeza devem ser alterados.

“Ao verificar para onde os jatos de água se projetam, pode-se perceber a translocação da bactéria e se ter o cuidado necessário. Algumas alterações também podem ser feitas a esse respeito”, explica Saini.

A equipe de pesquisas realizou testes para descobrir o potencial de translocação da Listeria a partir dos drenos até o contato com os alimentos. Eles colocaram placas de aço inoxidável marcados a alturas de 1, 3 e 5 metros acima do nível dos drenos. Eles verificaram os marcadores após usarem uma mangueira de alta pressão depois de 8 horas e novamente após 48 horas.

Os resultados mostraram que as células bacterianas foram encontradas nos três níveis de altura, a maior quantidade na placa que se encontrava à 1 metro do dreno. Mais células estavam presentes nas superfícies de contato após 48 horas do que após 8 horas. Isso ocorreu, provavelmente, pelo maior tempo para a multiplicação das bactérias.

“A Listeria forma uma espécie de biofilmes”, explicou Sani. “Esse biofilme se desenvolve entre 36 e 48 horas e, se houver essa formação em ralos e nos drenos, elas podem contaminar facilmente toda uma linha de produção de aves”, finaliza.

* Tradução Avicultura Industrial