Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Embargo russo leva a queda do preço da carne suína em Portugal

A descida do preço da carne de porco é uma consequência do embargo russo, em retaliação pelas sanções impostas pela União Europeia.

O preço da carne suína caiu 20% desde o início de 2014, o que tem colocado em risco a subsistência de algumas explorações. A culpa é do embargo russo, que afeta toda a Europa, segundo o Público.

Se, no início de 2014, o quilo de carcaça de porco médio era vendido a 1,58 euros, o preço fica-se hoje pelos 1,30/kg.

A descida do preço da carne de porco é uma consequência do embargo russo, em retaliação pelas sanções impostas pela União Europeia. Os efeitos fazem-se sentir em toda a Europa, excedentária na produção de suínos.

Em Portugal, ainda que não seja exportador deste tipo de carne para a Rússia, a queda foi de 20%. Em Espanha, o preço caiu 24 cêntimos, na Alemanha 20 e na França 18 cêntimos. O país mais prejudicado foi a Holanda, onde a diferença de preços atingiu os 36 cêntimos.

“Todos estão a perder com esta situação. Até os produtores mais eficientes e de maior dimensão estão a ser afetados. O nível de preços da carne de porco está a fazer com que, todos os dias, surjam explorações postas à venda e outras em que os proprietários se dispõe a ceder o negócio apenas pelo valor da dívida que têm em carteira”, contou ao Público o secretário-geral da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, Simões Monteiro.