O presidente-executivo da Tesla Motors, Elon Musk, revelou novos produtos de energia voltados a ilustrar os benefícios da combinação de sua fabricante de carros e baterias com a instaladora de equipamentos solares SolarCity.
O bilionário exibiu no final de semana telhas com receptores de energia solar que eliminam a necessidade de instalação de painéis tradicionais de captação fotovoltaica.
O executivo também revelou uma bateria para uso residencial de longa duração, que a Tesla chama de Powerwall.
“O objetivo é ser bonito, acessível e integrado”, disse Musk ao exibir os produtos em casas que já serviram de cenário para a série de televisão “Desperate Housewives”.
Musk é o maior acionista da Tesla e da SolarCity, que são dirigidas por dois de seus primos. Analistas têm mostrado dúvidas sobre as sinergias propostas pela fusão das empresas, com alguns sugerindo que o negócio é uma forma para a Tesla resgatar a deficitária SolarCity. Uma assembleia sobre a aquisição está marcada para 17 de novembro.
O bilionário afirmou que o lançamento dos produtos exibidos neste final de semana vai ser afetado se as duas companhias não forem combinadas. Ele se recusou a dizer como a Tesla poderá acomodar a aquisição da SolarCity em seu balanço.
Ao incorporar os módulos solares aos telhados, a Tesla espera ser bem sucedida em uma tecnologia que até agora teve pouco sucesso. Neste ano, a Dow Chemical afirmou que vai parar de vender uma telha solar lançada 5 anos atrás.
As telhas de solares de vidro da Tesla terão uma aparência bem melhor que qualquer outro produto, disse Musk. Elas podem ser fabricadas em uma série de estilos, algo que foi demonstrado nos telhados das casas do seriado.
A Tesla deu poucos detalhes sobre o custo, mas afirmou que o custo de um telhado será mais baixo que o de um convencional equipado com tecnologia solar.
O produto vai ter apelo entre construtores e pessoas que estão buscando reformar seus telhados, disse Musk, acrescentando que as telhas serão mais duráveis.
O co-fundador da SolarCity Peter Rive, primo de Musk, afirmou que os telhados solares poderão facilmente ter 5% de participação no mercado de novos telhados nos Estados Unidos dentro de 1 ou 2 anos. A nova geração de bateria residencial e para indústria estará disponível neste ano.