O estado de Michigan (EUA) aprovou uma nova lei após negociações entre grupos de direitos dos animais e de agricultores. A nova sanção exige que os animais, no criadouro, tenham espaço suficiente para se levantar, deitar, virar-se e esticar seus membros, ao invés de serem confinados em pequenas gaiolas.
Grupos de Direitos dos Animais, incluindo o Michigan Humane Society, o USA Humane Society e o Farm Sanctuary apoiaram a assinatura do projeto pelo governador Granholm. Os legisladores e grupos agrícolas também apoiaram a medida.
A lei proíbe grades para bezerros, gaiolas tradicionais para galinhas poedeiras e celas de gestação para leitoas reprodutoras (matrizes).
Michigan tem uma grande indústria de avícola de postura. O estado também destaca-se na produção de suínos e bovinos. Os avicultores e suinocultores terão um prazo de 10 anos para se adaptarem à nova lei, já os produtores de bovinos terão três anos.
A nova lei é dispensada em caso de pesquisas, tratamento veterinário, transporte, rodeios, feiras estaduais e para o abate. Também estão isentos leitões com até sete dias após o nascimento.
* Tradução Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial.