Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

EUA contesta restrições da União Europeia

Estados Unidos pede intervenção da OMC contra restrições da UE para importação de frango americano.

EUA contesta restrições da União Europeia

O Gabinete Americano de Representação Comercial (USTR, sigla em inglês), anunciou que os Estados Unidos pediram à Organização Mundial do Comércio (OMC), o estabelecimento de uma painel de soluções a respeito das restrições da União Europeia sobre as importações de aves do país.

Os Estados Unidos solicitaram a verificação da proibição da UE sobre as importações e comercialização de carne de frango processadas com Tratamento de Redução de Organismos Patogênicos (PRT), julgado seguro pelos EUA.

“O frango americano proibido pela UE é seguro. Não há nenhuma evidência científica de que o uso do Tratamento de Redução de Patogênicos apresente qualquer risco à saúde dos consumidores”, afirmou o representante da USTR, Nefeterius McPherson. “Nós lamentamos que consultas formais da OMC e o significativo engajamento do EUA não resultaram no levantamento da proibição da importação e cmercialização das aves americanas pela UE. No entanto, sentimos que temo que avançar com o painel de discussões na OMC”.

A solicitação do painel é o passo formal para a resolução das controvérsias entre os países. Os Estados Unidos e a União Europeia realizaram consultas no dia 11 de fevereiro.

Pesquisas afirmam que empresas e organizações de criadores de frango aprovaram a ação dos EUA. Em uma declaração conjunta com o Conselho Nacional de Avicultura, Conselho de Exportação de Ovos e Frangos e a Federação Nacional de Criação de Perus e outras companhias, a USTR apoia o representante comercial americano Ron Kirk e sua equipe pelo “forte e entusiasmado” processo de evolução.

* Tradução Avicultura Industrial