Autoridades no estado americano de Iowa encontraram uma cepa letal da gripe aviária em milhões de galinhas numa granja de ovos na segunda-feira (20), o pior caso até agora de um surto nacional que fez Wisconsin declarar estado de emergência.
As aves infectadas em Iowa estavam sendo criadas perto de Harris pela Nascer Farms, uma afiliada da Sonstegard Foods Company, confirmou a empresa. A granja abriga 3,8 milhões de galinhas, de acordo com a companhia, que vende ovos para fabricantes de alimentos, agências governamentais e varejistas.
“Nós fizemos um grande esforço para evitar que nossas aves contraíssem a gripe aviária, mas apesar dos melhores esforços, nós confirmamos que muitas das nossas aves estão testando positivo (para a doença)”, revelou a Sonstegard em comunicado.
As galinhas foram colocadas em quarentena, e as aves na propriedade serão abatidas para evitar a propagação da doença, confirmou o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
No estado de Wisconsin, o governador Scott Walker declarou na segunda-feira estado de emergência depois que três grupos de aves foram infectados na semana passada, de acordo com um comunicado do seu gabinete. As aves infectadas eram frangos numa granja, perus e um bando de aves de quintal sem raça definida, com mais de 326 mil aves no total.
Ele autorizou a Guarda Nacional a ajudar a conter a doença, citando “poucos” recursos disponibilizados pelo governo federal. O USDA investiu US$ 45 milhões até agora no combate ao surto de gripe aviária no país.