Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

EUA testa H1N1 em suínos

<p>USDA realiza testes para identificar possível presença do vírus H1N1 em amostras suinícolas. Se confirmado, este será primeiro caso em suínos do país.</p>

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou, na última sexta (16/10), que está realizando testes para confirmar a presença do vírus H1N1 em amostras de suínos colhidas na Feira Estadual de Minnesota, apurou o site Meating Place.

A coleta foi feita entre os dias 26 de agosto de 1° de setembro. Se for comprovado, este será o primeiro caso da nova gripe em suínos nos Estados Unidos, informou o site. O USDA fez uma declaração dizendo que no momento em que as amostras foram coletadas, os suínos pareciam saudáveis.

Apesar de um surto de H1N1 ter ocorrido em um grupo de crianças alojados no dormitório da Feira Estadual de Minnesota, as amostras coletadas comprovam que as crianças não foram infectadas pelas animais, diz o site internacional. O secretário da Agricultura dos EUA, Tom Vilsack, também disse à imprensa que o vírus não pode ser transmitido pela ingestão de carne suína.

Em um comunicado divulgado logo após o anúncio do USDA, o Conselho Nacional de Produtores de Suínos (CNPP, sigla em inglês) afirmou que “o vírus H1N1 foi detectado no final de abril, e o CNPP e a Câmara Nacional de Suínos exigiu que os produtores dobrassem os cuidados com a biossegurança, o que incluiu a limitação do acesso do público aos celeiros”, informou o MP.