Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Exportação de carne suína do Paraguai bate recorde, graças a Taiwan

A exportação de carne suína do Paraguai acelerou no semestre que acaba de encerrar, subindo mais de seis vezes em relação ao mesmo período do ano passado.

Exportação de carne suína do Paraguai bate recorde, graças a Taiwan

Desde a autorização do mercado de Taiwan para a importação de carne suína, o Paraguai começou a aumentar fortemente a exportação da referida proteína. De janeiro até o final de junho passado foram exportadas 2.480 toneladas de carne suína e cerca de 27,9 toneladas de miudezas, totalizando US$ 6,53 milhões para quatro mercados, segundo relatório do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacsa). Essas exportações foram 48% para Taiwan, 37% para o Uruguai, 14% para a Geórgia e 1% para a Costa do Marfim.

Segundo o relatório, este ano se apresenta como o recorde parcial dos últimos tempos, considerando o primeiro semestre contra o mesmo período parcial dos anos anteriores. O presidente do Senacsa, Dr. José Carlos Martin, projetou que, se o atual ritmo de exportação for mantido, 2023 poderá ser um recorde histórico na indústria de suínos.

Registros indicam que o melhor ano de exportação de carne suína nos últimos tempos foi 2018, em que todo o período, de janeiro a dezembro, foram embarcadas cerca de 5.203 toneladas de carnes e miudezas, chegando a US$ 11,7 milhões. Naquele ano (2018) os embarques de carne suína foram 98% para a Rússia e 2% para o Vietnã.