Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportações

Exportações de carne suína dos EUA crescem 6% em janeiro, impulsionadas pelo México

Exportações de carne suína dos EUA crescem 6% em janeiro, impulsionadas pelo México

As exportações de carne suína dos Estados Unidos em janeiro de 2024 totalizaram aproximadamente 588 milhões de libras, representando um aumento de quase 6% em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme o relatório mais recente do USDA Livestock, Dairy and Poultry Outlook.

O México continua a ser o principal destino da carne suína dos EUA, com 236 milhões de libras exportadas, um aumento de 3,2% em relação ao ano passado. Em janeiro, o México recebeu 40% das exportações de carne suína dos EUA.

O Japão, o segundo maior comprador, foi responsável por 15% das exportações, menos da metade da participação do México. No total, mais de metade das exportações de carne suína dos EUA em janeiro foram para países do Hemisfério Ocidental.

A Ásia representou menos de um terço das exportações em janeiro, com destaque para a Coreia do Sul, que aumentou suas compras de carne suína dos EUA em quase 52% em comparação com o ano anterior.

Dados do governo sul-coreano indicam que a demanda por importações, que foi forte em 2023, começou 2024 com mais de 11 mil toneladas de carne suína importadas dos EUA, um aumento de quase 28% em relação ao ano anterior.

Os Estados-membros da União Europeia exportaram volumes menores para a Coreia do Sul em janeiro, com exceção de Espanha e Países Baixos. A queda nas exportações da UE é atribuída principalmente aos altos custos de produção, em grande parte devido aos elevados custos de energia.

As exportações dos EUA para os 10 principais compradores estrangeiros de carne suína em janeiro estão detalhadas na tabela abaixo, juntamente com as participações desses países nas exportações totais dos EUA.

Com o aumento significativo nas exportações de janeiro, as previsões para o primeiro trimestre foram revisadas para 1,795 bilhão de libras, 7,6% acima do ano anterior.

Para o segundo trimestre, espera-se um aumento para 1,795 bilhão de libras, um crescimento de cerca de 1% em relação ao segundo trimestre de 2023.

A previsão para o terceiro trimestre permanece inalterada em 1,645 bilhão de libras, um aumento de 6,6% em comparação com o mesmo período do ano passado. A expectativa para o quarto trimestre é de um aumento para 1,895 bilhão de libras, quase 4% superior ao mesmo período de 2023.

No total, as exportações de carne suína dos EUA em 2024 estão previstas para alcançar 7,130 bilhões de libras, cerca de 4,6% acima das exportações de 2023.

Fonte: The Pig Site