Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Frango e suíno sobem na Rússia

Alta nos preços de alguns produtos agropecuários influenciam inflação no mês de agosto. No entanto, índice não ultrapassa 0,1%.

Na última semana, de 16 a 22 de agosto, a inflação na Rússia ficou na marca do zero. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 24, pela Agência Nacional de Estatísticas da Rússia – Rosstat. Desde o início de agosto, a inflação na Rússia foi de 0,1%.

Durante a semana os seguintes produtos tiveram alta nos preços: ovos (5,8%), carne de carneiro (1,8%), carne bovina (0,5%), carne suína, salames, conservas de carne, margarina, biscoitos, vodca, leite em pó (entre 0,2 e 0,3%). Ao mesmo tempo, farinhas, açúcar e pescados registraram baixa ente 1,4 e 1%. Vegetais em geral ficaram 5,6% mais baratos.

Os preços de gasolina subiram 0,2%, enquanto o diesel ficou inalterado.

O Ministério do Desenvolvimento Econômico da Rússia prevê inflação zero em agosto. Durante o mês de julho, segundo o Rosstat, os preços ao consumidor permaneceram inalterados.Já no total do ano, nos primeiros sete meses, a inflação foi de 5%. Enquanto isso, nos países da zona do euro a inflação foi de apenas 1,3%.

Entre todos os países europeus, a Rússia tem o terceiro maior índice de inflação, depois da Bielorrússia (41%) e do Cazaquistão (5,6%). A Ucrânia, onde os preços subiram 4,6% desde janeiro deste ano, ocupa a quarta colocação.