Desde o dia 1º de janeiro de 2012 entrou em vigor uma normativa de bem-estar animal na União Europeia que proíbe a criação de galinhas poedeiras em gaiolas convencionais. No entanto, é do conhecimento das autoridades europeias que 13 países do continente dar cumprimento à presente legislação que afeta as aves produtoras de ovos. Por isso, a principal organização agrícola no Reino Unido – National Farmers Union (NFU) – manifestou preocupação com a ameaça de que poderia importar produtos com ovos produzidos em gaiolas convencionais, como tortas, quiches e saladas.
Com base nestas informações, o NFU, em conjunto com o Departamento de Ambiente, Alimentação e Rural Grã-Bretanha (Defra), entrou em contato com as principais empresas de alimentos e varejistas europeus para obter apoio aos produtores que tenham cumprido os regulamentos. O resultado foi a criação de uma lista on-line com todos os produtores que já cumprem a normativa europeia, denominada “The Good Egg List”, ou lista de ovos bons.
As redes Asda, Tesco, Sainsbury e Morrisons, por exemplo, já informaram que não recorrerão a qualquer fornecedor de ovos provenientes de galinhas criadas em gaiolas convencionais em produtos de marca própria e encontrarão seus fornecedores na lista de ovos. Além disso, hotéis e restaurantes como o Premier Inn e Starbucks também aderiram à campanha.
Saiba mais sobre a “The good egg list”, acesse: http://www.nfuonline.com/goodegg/