Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Gripe A e influenza aviária

<p>Turista italiano apresenta sintomas de gripe a e Influenza Aviária. OMS teme nova cepa.</p>

Um turista italiano de 35 anos é uma das três pessoas que acredita ter sido contaminada tanto com o vírus H1N1, da gripe A, como o vírus H5N1, da gripe aviária. Os pacientes estão se recuperando no balneário egípcio de Hurghada, disse Mohammed Rifai, diretor geral do departamento de medicina preventiva.

Rifai também falou sobre um jovem de 28 anos que também pode ter contraído os dois vírus depois de chegar ao porto de Safaga após uma viagem à Arábia Saudita. “Estamos aguardando os resultados dos testes de alguns pacientes com suspeita de terem sido infectados com os dois vírus”, disse o representante da Organização Mundial de Saúde (OMS), Gregory Hartl. “No entanto, até o momento, não há casos confirmados”. Hartl não especificou a nacionalidade nos casos suspeitos.

Na semana passada, no Chile, a gripe A foi detectada em uma criação de perus, alertando que as explorações avícolas de outras aves do mundo também podem ser infectadas pela pandemia do vírus H1N1.

O veterinário chefe da Organização de Agricultura e Alimentação das Nações Unidas, Juan Lubroth, disse que é possível, teoricamente, a combinação entre o vírus H1N1 e o H5N1.

O surgimento de novas cepas do vírus influenza é uma das maiores preocupações da Organização Mundial de Saúde Animal e da OMS. Além disso, as vacinas contra a primeira cepa da gripe A estarão disponíveis na Itália a partir de novembro, conforme anunciou o governo.

A vacina deverá estar disponível para as pessoas em risco, um número estimado de 24 milhões de italianos, o que corresponde a 40% da população. De acordo com a imprensa italiana, o governo planeja disponibilizar oito milhões de doses da vacina de novembro até meados de dezembro. Outras 16 milhões de doses estarão disponíveis a partir de 31 de janeiro de 2010.

O Ministério da Saúde, juntamente com representantes regionais, irão trabalhar diretamente com os médicos para administrar a vacina gratuitamente.

Na primeira fase, a vacina será oferecida aos trabalhadores da área da saúde, que são pessoas do grupo de risco, incluindo residentes de lares para idosos, mulheres grávidas e médicos.

A segunda fase da vacinação será destinada para pessoas com idade entre dois e 65 anos que sofrem de doenças respiratórias até o final de dezembro. Pessoas de outras idades poderão se vacinar até o final de janeiro.

* Tradução Avicultura e Suinocultura Industrial