Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Gripe aviária no Japão

Frangos sacrificados por causa da doença já somam 500 mil. Granja em Miyazaki sacrifica 440 mil aves.

Gripe aviária no Japão

As autoridades japonesas sacrificaram na quarta-feira (2) 190 mil frangos em Miyazaki para evitar a propagação da gripe aviária, informou a agência Kyodo. Ao todo, mais de 500 mil aves já foram mortas por causa da epidemia.

Miyazaki, onde foram registrados sete focos da gripe, é a província mais afetada. Aichi, Shimane e Kagoshima também apresentaram aves portadoras do vírus.

O último foco foi confirmado na terça-feira (1°) numa granja em Miyazaki, o que obrigou as autoridades a proibírem o transporte de aves e ovos em um raio de 10 quilômetros do local.

Cerca de meio milhão de frangos já foram sacrificados desde 22 de janeiro, quando foi detectado o primeiro caso da gripe na província. Seis das dez fábricas de processamento de carne de frango tiveram de ser interditadas.

O vírus também foi achado em aves selvagens e gansos de Hokkaido, Tottori e Fukushima. Acredita-se que eles podem ter sido contaminados por uma variante do vírus H5N1 na Sibéria, China e Mongólia, informou o jornal The Japan Times.

Hong Kong proibiu a importação da carne e de derivados do Japão.

A gripe aviária já provocou a morte de mais de 200 pessoas no mundo desde 2003.