As autoridades japonesas sacrificaram na quarta-feira (2) 190 mil frangos em Miyazaki para evitar a propagação da gripe aviária, informou a agência Kyodo. Ao todo, mais de 500 mil aves já foram mortas por causa da epidemia.
Miyazaki, onde foram registrados sete focos da gripe, é a província mais afetada. Aichi, Shimane e Kagoshima também apresentaram aves portadoras do vírus.
O último foco foi confirmado na terça-feira (1°) numa granja em Miyazaki, o que obrigou as autoridades a proibírem o transporte de aves e ovos em um raio de 10 quilômetros do local.
Cerca de meio milhão de frangos já foram sacrificados desde 22 de janeiro, quando foi detectado o primeiro caso da gripe na província. Seis das dez fábricas de processamento de carne de frango tiveram de ser interditadas.
O vírus também foi achado em aves selvagens e gansos de Hokkaido, Tottori e Fukushima. Acredita-se que eles podem ter sido contaminados por uma variante do vírus H5N1 na Sibéria, China e Mongólia, informou o jornal The Japan Times.
Hong Kong proibiu a importação da carne e de derivados do Japão.
A gripe aviária já provocou a morte de mais de 200 pessoas no mundo desde 2003.