Hong kong anunciou o abate de 20 mil aves para conter a disseminação da gripe aviária na cidade-estado. O governo também divulgou que vai interromper a importação de frangos da China por, pelo menos, três semanas.
As vendas de aves vivas de fazendas locais também serão banidas, e o ministro da saúde Ko Wing-man tem sugerido aos moradores que comam frango congelado durante o Ano Novo Lunar, período que normalmente as vendas de aves vivas crescem.
A decisão foi feita depois de autoridades da saúde terem descoberto a presença do vírus da gripe aviária em frangos importados da província chinesa de Guangdong, na última segunda-feira.
A última vez que Hong Kong tomou uma atitude como essa foi em dezembro de 2011, quando 17 mil aves foram abatidas e a importação de aves vivas, suspensa.
Desde que o primeiro caso de contágio pelo vírus H7N9 da gripe aviária foi confirmado em Hong Kong, duas pessoas morreram. A preocupação aumenta com o feriado do Ano Novo Lunar, que se inicia na sexta-feira. Isso porque se estima que mais de 8 milhões de viajantes devem cruzar a fronteira de Hong Kong, 9% a mais do que no ano passado.