A epidemia do vírus da diarréia em suínos (PEDV) continua a ser um problema de saúde muito crítico para a indústria dos EUA. De acordo com Bob Thaler, especialista da South Dakota State University, algumas estimativas mostram que até três milhões de suínos foram perdidos para PEDV em 2013. “Os primeiros casos foram registrados em maio deste ano, e desde 01 de dezembro de 2013, ainda foram confirmados 1.512 casos em 20 estados em os EUA”, disse Thaler. “A notícia desconcertante é que existe um aumento de 140 novos locais”.
Segundo Thaler, surtos de PEDV podem ser devastadores. Há 100% de mortalidade em suínos recém-nascidos e a indústria fica sem porcos para desmame. Em animais mais velhos, ou próprio sistema imunológico torna-se funcional, logo, há pouca ou nenhuma morte, mas há atraso no desempenho de crescimento.
Para o especialista, prevenção e tratamento de esterco contaminado é a melhor forma de evitar a diarreia suína. “O PEDV é um vírus extremamente infeccioso e é preciso apenas uma pequena quantidade para causar um surto. Ele pode viver em estrume por até 14 dias à temperatura ambiente, e mais de 28 dias em suspensão a frio”, afima Thaler. “Logo, a maior ameaça para os produtores de suínos acontece ao iniciar o transporte de produtos para o mercado. É preciso maior cuidado para a retirada de animais e/ou produtos dos estabelecimentos. Os produtores precisam para colocar botas e outros acessórios para higiene. E descartá-los imediatamente antes de iniciar o transporte”, explica. Lavar o veículo de transporte após carregamentos também é importante na opinião do especialista.
Thales listou outras formas de prevenir o surto de diarreia em suínos. Veja a matéria completa, em inglês, no site Watt. Clique aqui.