Os avicultores estão intensificando seus esforços para contratar trabalhadores da Índia, África e até mesmo da Coreia do Norte para lidar com a persistente escassez de mão de obra no setor agrícola.
O déficit de força de trabalho se tornou o principal desafio para a economia russa nos últimos 2 anos, indicam repetidamente pesquisas de opinião. Um estudo do Banco Central Russo em abril de 2024 mostrou que 70% das empresas russas sofriam de escassez de mão de obra.
De acordo com um relatório do Instituto de Economia da Academia Russa de Ciências, o país enfrenta atualmente uma escassez de mão de obra de 4,8 milhões, uma situação que piorou rapidamente em 2022 e 2023, impedindo o crescimento econômico.
A indústria avícola, onde os problemas trabalhistas eram evidentes antes de 2022, foi duramente atingida pelo problema devido à redução populacional nas áreas rurais.
Mercado de Trabalho Difícil
O mercado de trabalho está difícil, pois as últimas pesquisas das principais plataformas de emprego do país sugerem que não há regiões na Rússia com excesso de recursos de mão de obra, disse um porta-voz da Cherkizovo, maior fabricante de carne de frango da Rússia, à publicação local Agroinvestor.
“Nós, como a grande maioria dos empregadores russos, estamos ampliando ativamente nossas fontes de recrutamento de pessoal, incluindo o envolvimento com trabalhadores migrantes”, disse o porta-voz.
Cherkizovo tenta atrair trabalhadores de doadores tradicionais de força de trabalho russos, como Uzbequistão, Tajiquistão, Quirguistão, Cazaquistão e Bielorrússia, mas também faz esforços para contratar trabalhadores na Índia e no Sri Lanka.
Menos Funcionários Entrando na Rússia
Este ano, poucos funcionários vieram para a Rússia para trabalhar no setor agrícola, informou o Agroinvestor, citando fontes locais.
Isso está associado principalmente à depreciação do rublo russo, o que significa que os trabalhadores estrangeiros começam a ganhar menos. Por exemplo, Irina Koziy, CEO da Berry Union, também alertou que vários fatores desencorajam os trabalhadores a buscar oportunidades de emprego na Rússia.
“A entrada na Rússia se tornou muito complicada. Há casos em que potenciais migrantes de trabalho são mantidos na fronteira por 12 horas e depois enviados de volta. Depois disso, cidadãos estrangeiros preferem trabalhar em outros países. Trabalhadores de países da Ásia Central que tradicionalmente vêm para a Rússia cada vez mais escolhem trabalhar na Turquia, Europa ou China”, ela admitiu.
Aumento dos Salários num Esforço para Preencher Lacunas
Esta não é a primeira vez que a escassez de mão de obra na indústria avícola russa vem à tona. Em setembro de 2023, o jornal russo Kommersant, citando várias granjas avícolas, relatou que diversas empresas lutam para preencher entre 25% e 30% das vagas.
Para lidar com a escassez de mão de obra, as empresas russas quase dobraram os salários mensais durante o ano passado, mas o problema persiste, informou o Agroinvestor.