O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou nesta quinta-feira que começará a compensar os produtores de leite pelas perdas de fornecimento devido à infecção de vacas pela gripe aviária. Desde março, a gripe aviária afetou 132 rebanhos leiteiros em 12 estados.
Os produtores cujas vacas foram infectadas enfrentam perdas financeiras significativas, tanto pela redução da produção de leite quanto pelos custos de cuidados veterinários. Embora o mercado geral de leite dos EUA não tenha sido afetado negativamente pela propagação do vírus, a situação é “difícil e devastadora” para os produtores individuais, afirmou o secretário da Agricultura, Tom Vilsack, durante uma teleconferência.
O USDA anunciou que o financiamento compensará os agricultores por 90% da perda de produção de leite por vaca. As inscrições para o financiamento começarão em 1º de julho. A agência está colaborando com os estados para pesquisar a propagação do vírus entre as vacas e está em negociações com diversas empresas para desenvolver uma vacina bovina contra a gripe aviária.
A disseminação do vírus entre o gado aumenta o risco de infecção em humanos, embora o risco para o público em geral seja considerado baixo pelas autoridades federais. Desde março, três trabalhadores de fazendas leiteiras contraíram a gripe aviária, mas todos se recuperaram após apresentarem sintomas leves.