Após investigações federais, a ração de duas granjas dos Estados Unidos, Wright County Egg e Hillandale Farms, parecem ser a fonte da contaminação por salmonela em mais de meio bilhão de ovos no país. Em relatório, as autoridades norte-americanas afirmar que a contaminação provavelmente aconteceu em algum momento após os ingredientes da ração passarem pelo tratamento térmico que mata a salmonela.
A causa exata da contaminação ainda não foi detectada e a possibilidade de outras fontes ainda não foi descartada. A agente do Food and Drug Administration (FDA, Margaret Hamburg, disse as duas granjas envolvidas no recall ficaram aquém dos padrões de segurança dos EUA.
Dados oficiais do governo dos Estados Unidos informam mais de 2,403 casos de contaminação por Salmonela enteritidis desde do dia 1º de maio. Uma lista completa das marcas e produtos afetados pela contaminação da salmonela nos ovos está disponível através do Centro de Segurança do Ovo dos EUA (Egg Safety Center). As informações são do site World Poultry.