Como parte de um grande projeto para garantir a segurança alimentar na Arábia Saudita, o rei do país, Abdullah bin Abdel-Aziz al-Saud, anunciou a criação de uma empresa de investimento agrícola com capital de 2 bilhões de riais sauditas (US$ 533 milhões), segundo matéria publicada pelo jornal saudita Arab News.
A nova organização terá participação pública e privada e executará investimento internacional. A Empresa Internacional de Investimento Agrícola e Alimentar (Agroinvest) terá como foco principal o investimento em aquisição de fazendas em países estrangeiros, principalmente para o cultivo de trigo, arroz, soja e outras culturas.
“A Agroinvest vai investir em projetos para garantir a segurança alimentar e ajudar a estabilizar os preços alimentares domésticos”, declarou Osama M. Al-Kurdi, responsável pela implantação da empresa, em coletiva de imprensa na última semana na Câmara de Comércio e Indústria de Riad, na Arábia Saudita.
A Agroinvest estará completamente estruturada até o final de 2009 e entrará em operação em 2010, declarou Al-Kurdi. Segundo o executivo, a nova empresa investirá 500 milhões de riais (US$ 133 milhões) no mercado saudita, principalmente na aquisição de granjas e produção de pescados.
“A empresa captará recursos de organizações públicas e privadas como fundos de pensões e a Organização Geral para Seguro Social, e também pretende fazer uma Oferta Pública de Ações (IPO) no futuro”, declarou Al-Kurdi.
Segundo o executivo, a Agroinvest vai adquirir projetos agrícolas e terá como foco alguns países estratégicos, como o Brasil, Vietnã, Indonésia, Filipinas, Paquistão, Sudão e Turquia. “Esta estratégia está alinhada com os planos do rei Abdullah para garantir o suprimento de alimentos, uma das maiores preocupações do país”, declarou ele.
Al-Kurdi acrescentou que “a escolha dos destinos do investimento dependerá dos incentivos oferecidos a estrangeiros, da proximidade com a Arábia Saudita e da estabilidade política do mesmo”. De acordo com o executivo, a criação da empresa é importante no momento atual, em que preços de alimentos no mercado internacional colocaram a questão de segurança alimentar como uma das principais prioridades para a Arábia Saudita.
*Tradução de Mark Ament