Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

H1N1

Japão tem primeiro caso de H1N1 em suínos

<p>Dez suínos de uma granja japonesa foram detectados com o vírus H1N1. Animais desenvolvem doença em estágio "leve", diz pesquisa.</p>

O Instituto Japonês de Saúde Animal (NIAH, sigla em inglês) confirmou o primeiro caso de influenza A (H1N1) em uma granja de suínos no País, informou um relatório da OIE.

A infecção foi confirmada nos dias 20 e 21 de outubro em uma granja com cerca de 1000 animais na área de Osaka. Dez animais (1%) foram considerados infectados, nenhum deles morreu ou foi abatido. A infecção foi detectada pela fiscalização realizada pelas autoridades veterinárias da prefeitura.

O vírus foi isolado em através de secreções nasais coletadas aleatoriamente de suínos, sem sinais clínicos, no dia 2 de outubro.

A fazenda afetada está sendo isolada voluntariamente.

Alcance – Nenhuma anomalia observada foi observada em um raio de 10 km ao redor da fazenda afetada, mas as investigações epidemiológicas continuam.

Casos anteriores de H1N1 em animais foram encontrados ao longo dos últimos dois meses na Argentina, Austrália, Canadá, Irlanda do Norte, Noruega, Cingapura e, no início dessa semana, na Feira Estadual de Minnesota, nos EUA.

Os suínos podem ser portadores do virus e transmití-los, mas, os primeiros testes sugerem que os suínos só podem desenvolver a doença de forma ‘leve’.

* Tradução Suinocultura Industrial