Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Legislando em causa própria

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, defendeu que a UE mantenha as atuais regras de subsídios para a agricultura do bloco.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, defendeu ontem que a União Europeia mantenha as atuais regras de subsídios para a agricultura do bloco. Para ele, é necessário que os países possam intervir no mercado com o objetivo de dar sustentação aos preços, conforme informações da Bloomberg. “A agricultura, que é tão sujeita a eventos climáticos e variações na produção, tem de ser regulamentada”, disse o presidente francês durante visita à região de Allier, no centro do país. As atuais regras valem até 2013, mas a nova proposta da Comissão Europeia prevê, entre outros itens, uma distribuição mais equilibrada dos subsídios entre todos os membros do bloco, o que prejudicaria países como a França.

A agricultura francesa representa sozinha 17% da atividade agrícola da União Europeia e também do orçamento destinado ao setor, de € 56,7 bilhões. Individualmente, a França também é o país que tem a maior despesa agrícola entre todos os membros da UE. Só no ano passado, a agricultura francesa recebeu € 9,8 bilhões em subsídios.