Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Salmonela

Mais de 7 mil aves serão abatidas na Irlanda devido a surto de salmonela

FSAI confirma ligação com produtos retirados das prateleiras dos supermercados na semana passada

Mais de 7 mil aves serão abatidas na Irlanda devido a surto de salmonela

Um grande surto de salmonela em oito fazendas de aves em todo o país resultou em mais de 7 mil aves tendo que ser abatidas para garantir que produtos de frango potencialmente infectados não cheguem aos consumidores.

Devido ao risco da bactéria para a saúde humana, foram aplicadas restrições nas proximidades das fazendas, a maioria das quais em Co Cavan.

A Autoridade de Segurança Alimentar da Irlanda (FSAI) está trabalhando com o Departamento de Agricultura, Alimentos e Marinha (DAFM) em um esforço para conter o surto e determinar sua causa.

A FSAI confirmou que a incidência de infecção por salmonela em lotes de frangos de corte estava ligada a um recall de frango cru emitido na semana passada , quando alguns produtos avícolas foram retirados das prateleiras dos supermercados.

O departamento disse que estava trabalhando em estreita colaboração com a FSAI e o Laboratório Nacional de Referência para Samonella para determinar como o surto causado por salmonela typhimurium surgiu em várias áreas diferentes ao mesmo tempo.

Após o recall, os testes foram aumentados em unidades de processamento e lotes de aves comerciais em todo o país, em um esforço para determinar se os surtos surgiram de uma única fonte. Testes aumentados devem continuar nos próximos dias, incluindo “sequenciamento completo do genoma” para identificar cepas bacterianas específicas em circulação e estabelecer se há uma ligação.

Em um comunicado, a FSAI disse que estava em contato com o DAFM em sua investigação. “Até o momento, não há casos humanos de doenças relacionadas a esta investigação nos lotes de frangos de corte. Este incidente na fazenda surgiu após o recall de alimentos da Western Brand realizado na semana passada”.

A FSAI foi notificada pelo departamento de que os bandos afetados “serão abatidos e não serão comercializados”.

Entende-se que a salmonela foi detectada em uma instalação de processamento, o que levou a uma verificação nas fazendas fornecedoras.

O presidente de aves da IFA, Nigel Sweetman, disse que o surto foi “devastador para os proprietários de rebanhos envolvidos”. Os rebanhos afetados foram restritos e não houve ameaça à saúde humana, acrescentou.

As autoridades estão trabalhando para lidar com a situação da forma mais rápida e eficaz possível, observou ele, e pediu aos proprietários de aves que revisassem suas medidas de biossegurança e fossem mais vigilantes.

Em 24 de janeiro, a Western Brand recolheu lotes vencidos de produtos de frango cru devido à detecção de salmonella typhimurium. Colocou avisos de recall no ponto de venda. Os consumidores foram aconselhados a não comer os lotes afetados.

Os produtos eram fornecidos para Aldi, Lidl, Tesco, Dunnes Stores e Glenmore (BWG) – e incluíam filés de frango, coxas de frango, asas de frango, peito de frango desossado, frangos inteiros e produtos com recheio.

As pessoas infectadas com salmonela geralmente desenvolvem sintomas entre 12 e 36 horas após a infecção, mas isso pode durar até três dias. O sintoma mais comum é a diarreia, que às vezes pode ser sanguinolenta. Outros sintomas podem incluir febre, dor de cabeça e cólicas abdominais. A doença geralmente dura de quatro a sete dias. A diarreia pode ocasionalmente ser grave o suficiente para exigir internação hospitalar. Pessoas mais velhas; bebês e aqueles com sistema imunológico comprometido são mais propensos a ter uma doença grave.

O diretor do Centro de Segurança Alimentar da UCD, professor Seamus Fanning, disse ao Six One News da RTE que os consumidores precisam, neste momento, ser particularmente cuidadosos ao cozinhar frango cru e separar os alimentos crus dos cozidos. Os ovos não foram uma preocupação com este surto devido às medidas de controle eficazes em vigor.

A ração era a fonte potencial óbvia de infecção, acrescentou ele, mas verificações mais extensas eram necessárias.