Oito rebanhos de suínos em Nord-Trøndelag, na Noruega, foram diagnosticados com gripe suína. O ministro da agricultura, Lars Peder Brekk, pediu que os suinocultores dêm prioridade quando programa de vacinação em massa contra a gripe começar.
Especialistas dizem que a gripe se espalha de seres humanos para suínos com mais facilidade do que se acreditava. O ministro está preocupado com a possibilidade dos agricultores infectarem seus próprios animais e que a Noruega ganhe posição no ranking dos países contaminados, já que, até pouco tempo estava livre da doença em animais.
Rebanhos sacrificados – Um rebanho de suínos com 500 animais foi abatido em massa na terça-feira (13/10), após a gripe ter sido confirmada em uma fazenda de Nord-Trøndelag na semana passada. Outros 900 suínos de uma segunda fazenda também serão sacrificados.
Essa é a primeira vez que a gripe A foi diagnosticada em suínos na Norueda e o abate em massa é uma medida do governo destinada a evitar a propagação da doença. Após serem abatidos, os animais são incinerados.
* Tradução Suinocultura Industrial