Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Missão do Afeganistão conhece pesquisa de aves da Embrapa

<p>Missão do Afeganistão do Brasil quer levar tecnologia de corte de aves da Embrapa.</p>

Três representantes do Ministério do Desenvolvimento e Reabilitação Rural do Afeganistão conheceram na última terça-feira, dia 16 de junho, a pesquisa em aves desenvolvida pela Embrapa Suínos e Aves, localizada em Concórdia (SC).

Mohammed Sharif, Mohammed Saboor e Mohammed Ismaeel mostraram interesse em firmar parcerias futuras para levar ao Afeganistão tecnologias desenvolvidas pela Embrapa para a produção de frango de corte e ovos. “Estamos reorganizando o setor agrícola do nosso país e uma das nossas intenções é ampliar a produção local de aves”, explicou Mohammed Sharif, vice-ministro do Desenvolvimento e Reabilitação Rural.

A missão afegã está desde o início da semana no Brasil, visitando unidades da Embrapa acompanhada pela Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da Embrapa e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). O Brasil possui um acordo de cooperação com o Afeganistão, que pode ser ampliado para a área agrícola após a missão que percorre o Sul do Brasil. Além da visita à Embrapa Suínos e Aves, os representantes afegãos estarão na Embrapa Trigo (em Passo Fundo/RS, neste dia 17 de junho) e na Embrapa Uva e Vinho (em Bento Gonçalves/RS, no dia 18 de junho). Também fez parte da programação visitas à unidades da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural de Santa Catarina) nas cidades catarinenses de Campos Novos e Concórdia.

O Afeganistão foi dominado pelo regime Talibã até 2002, quando os Estados Unidos e aliados invadiram o país. Desde 2004, o presidente do país é Hamid Karzai, que conta com apoio internacional para reorganizar o Afeganistão. Para o chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, Dirceu Talamini, há possibilidade de repassar tecnologias em avicultura aos afegãos. “É claro que isso depende da formalização de um acordo a ser discutido com a Diretoria da Embrapa, mas temos condições de levar um modelo básico de produção de aves e ovos que permita diminuir a dependência externa do Afeganistão nesta área”, disse Talamini.

Segundo o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Suínos e Aves, Gérson Scheurmann, os representantes do Afeganistão mostraram interesse também no treinamento de técnicos em avicultura. Além da levantar possíveis parcerias para a produções de carne de frango e ovos, a missão afegã busca tecnologias na Embrapa que possam ampliar a produção de frutas de clima temperado, de soja e de trigo. Acompanham os representantes do Afeganistão Emerson Ribeiro da Silva, da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC-MRE), e Osório Vilela Filho, da ARI-Embrapa.