Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Na Jordânia, 60% dos pequenos produtores de aves interrompem produção devido ao aumento dos custos

Os impactos das mudanças climáticas na produção avícola e agrícola estão entre as razões para os aumentos de preços

27.01.2012. Foto: Marcos Peron/virtualphoto.net
27.01.2012. Foto: Marcos Peron/virtualphoto.net

Cerca de 60% dos pequenos avicultores interromperam suas operações devido ao aumento dos custos de produção, de acordo com Abdul Shakoor Jamjoom, presidente da Associação de Criadores de Aves.

“Normalmente, os avicultores de pequena escala estão em posições mais fracas quando os preços da ração de frango disparam e, atualmente, eles não podem arcar com custos adicionais”, disse Jamjoom ao The Jordan Times. 

Os impactos das mudanças climáticas na produção avícola e agrícola estão entre as razões para os aumentos de preços, disse ele.

A produção avícola é sensível às contínuas mudanças climáticas que impõem consequências sobre o crescimento e a disponibilidade dos frangos, acrescentou Jamjoom. Segundo o presidente da associação, os galinheiros de pequena escala tendem a não ser vedados, deixando os frangos desprotegidos das mudanças sazonais de temperatura.

Jamjoom destacou a necessidade de fortalecer a organização do setor para apoiar os criadores de aves e garantir a viabilidade de seus negócios a longo prazo.

“Hoje em dia é caro criar frangos, os preços da ração e das doses de vacina são muito altos”, disse Fida Ali, que cria frangos de corte, ao The Jordan Times. Ali especulou que o fator que impulsiona os aumentos dos preços das aves “é que o setor não está sendo regido por certas medidas”.

A Sociedade de Proteção ao Consumidor (CPS), em um comunicado enviado ao The Jordan Times no domingo, disse que recebeu um número significativo de reclamações na semana passada sobre o aumento dos preços das aves e a retirada de vários produtos de frango das prateleiras dos supermercados.

A CPS pediu mais inspeções nos mercados para garantir que não haja manipulação de preços.