Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Newcastle na Tailândia

Surto da doença causou a morte de milhares de frangos. Animais foram vendidos ilegalmente para consumidores e restaurantes.

Newcastle na Tailândia

Um surto de doença de Newcastle causou a morte de milhares de frangos na Tailândia. No entanto, as aves mortas foram vendidas ilegalmente para consumidores, restaurantes e lojas da província de Nakhon Ratchasima.
O escândalo foi revelado na semana passada, quando autoridades informaram que tentaram “esconder” a doença com medo de restrições comerciais. O embargo às aves poderia prejudicar os lucros das exportações de frango tailandesas.

De acordo com autoridades sanitárias da Tailândia, os frangos contaminados são provenientes de granjas da província vizinha de Saraburi. A vacinação de todas as aves da região foi providenciada. “Se não fosse por esta doença, o incidente em Nakhon Ratchasima não teria acontecido”, disse uma fonte que atua na produção animal. Na Tailândia há uma Lei de Surtos de Doenças afirmando que as galinhas mortas em granjas comerciais – por qualquer razão – devem ser enterradas ou incineradas. No entanto, o Controle de Abate de Animais e da Lei Venda Carne permite aos proprietários de fazenda para vender as aves mortas, se elas forem examinadas e aprovadas por um veterinário para venda.

As vendas de frango no mercado doméstico tailandês já caiu 10%. As informações são do site internacional World Poultry.