A Ovos Pasteurizados Nacional (NPE, sigla em inglês) anunciou que é a primeira indústria a produzir ovos com casca pasteurizados criados sem o uso de gaiolas para atender todo o setor de alimentos e consumidores dos EUA.
A Universidade Tecnológica do Texas já está oferecendo esses ovos, que são livres de salmonela, para seu corpo docente e dicente, quase 28.000 alunos, em suas cantinas.
Os ovos da NPE ganhou patente da FDA, aprovando o processo de pasteurização para inativar a salmonela e o vírus da gripe aviária. O FDA estima que cerca de 2,3 milhões de ovos contaminados com Salmonela Enteritidis foram vendidos em 2008.
“Os nossos produtos são itens essenciais e podem ser consumidos em todas as refeições por sua grande quantidade de nutrientes. Acreditamos que a pasteurização dos ovos é a melhor maneira de prevenir os americanos de intoxicações alimentares causadas pela salmonela”, diz o presidente da NPE, Greg West.
West disse que a campanha na Universidade do Texas é uma experiência fenomenal, já que as operadoras dos fast foods locais percebem a redução de intoxicações e a segurança do produto.
De acordo com o USDA, mais de 22 milhões de ovos pasteurizados são consumidos anualmente, o que representa quase um terço do volume da indústria do ovo.
West acrescentou que a NPE começará a oferecer os ovos livres de gaiolas, livres de salmonela e pasteurizados para o uso doméstico no início de outubro, através de mercearias e lojas especiais de alimentos.
* Tradução Avicultura Industrial