A Organização Mundial do Comércio (OMC) decidiu estabelecer um painel de solução para as controvérsias sobre a legalidade leis americanas sobre as regras de rotulagem de origem (COOL) para produtos provenientes do Canadá e do México , afirma a imprensa local.
Canadá e México queixam-se que as regras estão sufocando a indústria de carnes dos países porque os frigoríficos dos EUA não compram mais alegando dificuldade de classificação e etiquetagem de produtos dentro das leis americanas.
“Nossas avaliações mostram que a rotulagem está tendo um impacto negativo para os agricultores e pecuaristas do canadá”, afirma o ministro do Comércio Exterior do Canadá. “Continuamos a defender nosso direitos durante o processo de produção caso os EUA avalie essas exigências onerosas”.
O painel da OMC vai determinar se as regras dos EUA está cumprindo com as obrigações dela. O painel deve divulgar seu resultado no início do outono, segundo as autoridades canadense. A imprensa disse que o painel irá emitir uma declaração conjunta para as queixas do Canadá e do México.
* Tradução Avicultura e Suinocultura Industrial