Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ovos

Ovos na Índia

A Índia é uma grande produtora de ovos, porém, consome pouco o alimento. Diretor da Ovos Brasil comenta o porquê.

Ovos na Índia

Quarto lugar no ranking mundial de produção de ovos, a Índia não tem os mesmos números expressivos quando se fala do consumo. Segundo José Roberto Bottura, diretor executivo do Instituto Ovos Brasil, os produtores de ovos indianos preferem exportar o produto, uma vez que a rentabilidade é bem maior. “Lucra-se mais com exportação do que com as vendas no mercado interno”, explica Bottura.

De acordo com o diretor executivo da Ovos Brasil, a Índia também enfrenta problemas com a produção de grãos (milho e soja). “Na Índia, a prioridade da importação de grãos é para o consumo humano. Para aumentar o consumo de ovos entre os indianos, a importação de grãos para alimentar as aves deveria ser aumentada”, comenta Bottura. “Agora, não podemos esquecer que a população humana na Índia é gigantesca, por conseguinte, imagine a quantidade de aves que o país deveria ter para aumentar seu consumo per capita por ano?”, finaliza o diretor, deixando claro que tal aumento seria inviável.

Bottura atendeu ao pedido de Avicultura Industrial e respondeu questionamento de um de nossos leitores – Como se explica o fato de a Índia ser um grande produtor de ovos, porém, com consumo de ovos por pessoa tão baixa, considerando que a Índia é um país subdesenvolvido?