Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Países do leste europeu unem esforços contra a Peste Suína Africana

Ministros da Agricultura da Lituania, Letônia, Estônia e a Veterinária Geral da Polônia aceitaram combinar forças contra a Peste Suína Africana.

Países do leste europeu unem esforços contra a Peste Suína Africana

Ministros da Agricultura da Lituania, Letônia, Estônia e a Veterinária Geral da Polônia aceitaram juntar forças contra a Peste Suína Africana (ASF, na sigla em inglês para African Swine Fever).
O fato foi acordado numa reunião realizada no dia 30 de Julho. Todas as partes se reuniram em Vilnius (capital da Lituânia) para discutir o surto da ASF na região e aceitaram realizar um trabalho conjunto. Junas Milius, chefe do serviço veterinário e alimentar da Lituânia, vai liderar o grupo, anunciou a Ministra da Agricultura, Virginija Baltraitiene.

“A ASF não é limitada por fronteiras e precisamos abordar essa questão como a Europa num geral e não do ponto de vista de apenas quatro países”,  disse a ministra.

Todas as partes envolvidas na reunião aceitaram pedir suporte financeiro à Comissão Europeia (CE). De acordo com a ministra, a CE foi notificada para providenciar fundos para pesquisas médicas e para criação de possíveis vacinas.

Jonas Milius espera por bons recursos da Comissão, por conta dos altos gastos na luta contra a Peste Suína Africana. “Atualmente são compensados  50% de todos os custos”, disse em entrevista para um site lituano. “Nós gostaríamos de ser recompensados na íntegra”, completou.

Todos os países aceitaram pedir ajuda da CE aos produtores de regiões afetadas pela ASF.

Com informações do Pig Progress.