O embargo da Rússia à importação de alimentos da União Europeia, anunciado há mais de um mês, em resposta às sanções do Ocidente, pode afetar a renda de, aproximadamente, 9,5 milhões de agricultores europeus. As restrições contra Moscou foram um desdobramento da divergência de posições entre Rússia e Ocidente no contexto da crise ucraniana.
Segundo um comunicado do Parlamento Europeu, “as sanções atualmente aplicadas pela Rússia podem comprometer US$ 6,4 bilhões no valor do comércio e afetar os rendimentos de 9,5 milhões de agricultores da União Europeia”. O valor dos produtos da pesca proibidos equivale a quase US$ 185 milhões.
O Parlamento Europeu também informou que a Comissão do Comércio Internacional, em conjunto com especialistas em comércio da Comissão Europeia, debaterá as consequências do embargo russo aos alimentos da União Europeia.
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, em resposta às sanções ocidentais, assinou um decreto em 6 de agosto sobre a proibição de importações de produtos agrícolas, matérias-primas e alimentos dos países que aplicaram sanções contra a Rússia.