Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Pesquisa premiada

<p>Pesquisa sobre infertilidade sazonal em leitoas da Austrália é premiada e contribui positivamente para o economia do setor.</p>

A pesquisa para reduzir a infertilidade sazonal, problema permanente para a indústria suinícola da Austrália, do doutorando da Universidade de Sydney, Michael Bertoldo, recebeu o Prêmio Ciência e Inovação 2009.

Bertoldo foi agraciado com o Prêmio da Suinocultura Australiana, por parte do Ministério da Agricultura, Pescas e Florstas e com o Prêmio para Pesquisas Jovens 2009, durante um jantar promovido no Parlamento, em Camberra.

Ele também ganhou. recentemente, o prêmio Carne e Pecuária Australiano, por sua pesquisa “Redução do desenvolvimento de ovócitos durante o período sazonal de infertilidade em suínos”, na Conferência Anual da Sociedade de Biologia Reprodutiva, em Adelaide.

Bertoldo pesquisa o problema de infertilidade, que afeta aproximadamente 5 entre 10 fêmeas, durante o verão e início do outono, perdendo sua ninhada. “A infertilidade sazonal tem um grande impacto econômico para os produtores, que são incapazes de manter o volume de produção normal”, afirma Bertoldo.

Em sua pesquisa, Bertoldo mostra uma ligação entre a infertilidade sazonal com a qualidade do óvulo, propondo que os ovócitos se retraem, possivelmente, pela duração do período de lactação. “Minha pesquisa sugere que os curtos períodos de lactação podem afetar negativamente a fertilidade dos hormônios reprodutivos, que influenciam na qualidade dos ovócitos e o desenvolvimento embrionário”, explica.

Parabezinado o doutorando pelo recebimento dos dois prêmios, o diretor-executivo do Comitê de Suinocultura, Dr. Roger Campbell, disse que a pesquisa foi uma contribuição valiosa para os alunos que estão cursando pós-graduação e pretendem atuar na indústria suinícola australiana. “Se nós podemos determinar com precisão as causas do mau desempenho reprodutivo neste momento do ano, podemos preparar melhor os produtores com estratégias para reduzir o aborto das fêmeas”, explica Dr. Campbell.

“O trabalho de Michael causou grandes avanços nesse sentido e, se conseguirmos elaborar soluções estratégicas, os produtores podem ter uma vantagem competitiva em relação à sua concorrência no mercado internacional”, afirma. Outros estudantes de pós-gradução estão trabalhando em pesquisas semelhantes para a redução da mortalidade embrionária, com estratégias nutricionais após o acasalamento.

“É este tipo de desafio que propomos aos estudantes, focando a melhoria da competitividade e rentabilidade para os produtores de suínos da Austrália”, concluiu Dr. Campbell.

* Tradução Suinocultura Industrial