Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Pesquisadores da Nova Zelândia publicam pesquisa sobre bem-estar animal

Pesquisadores da neozelandeses publicam pesquisa sobre bem-estar animal de poedeiras.

Uma nova pesquisa sobre o bem-estar de galinhas poedeiras foi publicado na Nova Zelândia, pelo Ministério da Agricultura e Florestas (MAF). A pesquisa foi encomendada pelo diretor do programa de Saúde Animal da MAF, Dr. Cheryl O’Connor, para auxiliar nas decisões políticas sobre o tema. “Acreditamos que o estudo será a chave para o desenvolvimento de novas normas no código de segurança animal que será lançado nesse ano”, explica.

A pesquisa foi conduzida pela AsureQuality, que quantificou todas as granjas do país (grandes e pequenas) e acompanhou as poedeiras antes e depois da postura dos ovos. Eles concluíram que uma boa gestão é o essencial para garantir a qualidade do produto e o bem-estar animal.

A pesquisa revelou que as galinhas sofrem com estresse em todos os tipos de granjas, porém, naquelas que apresentam menos problemas de gestão com outros recursos, os números são inferiores. “Esses resultados são um conjunto de respostas biológicas e comportamentais. O relatório destaca que são encontradas variações comportamentais em fazendas do mesmo tipo, mas com diferentes sistemas de gestão. Essa será uma base essencial para a revisão do código”.

Todos os sistemas de produção comercial tem efeitos positivos e negativos para o bem-estar das poedeiras. O novo código visa atender as exigências do mercado global e seguir padrões, o que vai implicar em uma minuciosa revisão.

O grupo de pesquisa da AsureQuality é formado por veterinários, epidemiologistas, técnicos especialistas, donos de granjas e um cientista da Universidade de Massey.

Veja o sumário da pesquisa!

* Com informações do World Poultry