Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Internacional

Peste Suína Africana: governo britânico impõe restrição à importação de carne suína

Peste Suína Africana: governo britânico impõe restrição à importação de carne suína

O governo do Reino Unido anunciou a proibição de importações pessoais de carne suína e produtos derivados de países da União Europeia, Noruega, Islândia, Groenlândia e Suíça. A medida visa proteger a indústria suína britânica contra a Peste Suína Africana (PSA), uma doença que afeta suínos e que já tem causado impactos significativos em várias regiões da Europa.

Aqueles que forem flagrados trazendo carne suína ou produtos derivados ilegalmente para a Inglaterra poderão ser multados em até £ 5.000. Os produtos apreendidos serão confiscados e destruídos na chegada ao país. A exceção à nova regra são produtos que pesem até 2 kg e que tenham sido fabricados e embalados conforme os padrões comerciais da União Europeia.

O Departamento de Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais (Defra) afirmou que as novas regras têm como objetivo proteger o gado do Reino Unido, mitigando o risco de disseminação da PSA através das fronteiras. Um surto da doença pode gerar um impacto financeiro significativo para o setor, avaliado em £ 8 bilhões, além de comprometer exportações anuais que somam £ 600 milhões. Estimativas indicam que os custos de um eventual surto podem variar entre £ 10 milhões e £ 100 milhões.

A Ministra da Biossegurança, Baronesa Hayman, destacou que a PSA é uma doença que tem causado graves prejuízos na Europa. Segundo ela, as novas medidas são essenciais para proteger os criadores de suínos e evitar que carne contaminada entre no país, preservando a biossegurança do Reino Unido.