Os Serviços Veterinários de Malange detectaram vários casos de peste suína africana, que pode causar a morte dos animais nos municípios de Kambundi Katembo e Luquembo, localizados no Sul da província.
O chefe da seção técnica dos Serviços Veterinários, Costa Garcia, disse ontem que os focos foram detectados desde o início de janeiro, tendo já atingido grande parte dos animais das referidas localidades.
Neste momento, segundo o responsável, não existem vacinas para evitar casos de peste suína africana, garantindo que o surto está confirmado. Costa Garcia disse que medidas de prevenção estão a ser tomadas, ações levadas a cabo em parceria com a direcção provincial da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.
Neste âmbito, uma circular, que interdita a entrada e saída dos animais em várias regiões da província, já foi publicada. “Outras ações de controle de movimentação de animais, assim como a sensibilização da população sobre os cuidados a ter para conter o surto, vão continuar”, disse. O chefe da seção técnica dos Serviços Veterinários apelou à população no sentido de acatarem os conselhos desta instituição, confeccionando bem a carne de animais abatidos e proceder ao enterro dos animais distante das residências.