O presidente da CNA, João Martins, recebeu, na terça (10), o ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca do Uruguai, Fernando Mattos, acompanhado do embaixador do país, Guillhermo Valles Galmés, para discutir temas de interesse dos dois países.
Um dos assuntos debatidos foi a recém conclusão das negociações do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. O presidente da CNA afirmou que o acordo é positivo para o agro e que os países do bloco sul-americano precisam trabalhar juntos. O embaixador uruguaio Guillhermo Galmés também defendeu que as instituições do Mercosul se unam para mostrar à União Europeia que o acordo será bom para os dois lados.
Os presentes na reunião falaram que o acordo é um marco no comércio mundial e um reconhecimento da qualidade da produção agropecuária dos países do bloco sul-americano.
E que os países do Mercosul têm uma importância muito grande justamente pela sua produção agropecuária em um momento geopolítico cada vez mais protecionista.
Na visão do ministro Fernando Mattos, o acordo irá, entre outras coisas, fortalecer as cadeias produtivas de exportação, além de proporcionar um intercâmbio de inovação e tecnologia entre os blocos.
O ministro afirmou ainda que a CNA, pelo que a entidade representa e por ser uma instituição consolidada, tem o papel de liderar o setor privado do bloco para a evolução do acordo.
Outro tema que entrou na pauta foi o pedido da Confederação de investigação de prática de prática de dumping nas importações de leite em pó de países do Mercosul.
O encontro foi acompanhado pelo vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, a diretora de Relações Internacionais, Sueme Mori, o diretor técnico, Bruno Lucchi, a senadora Tereza Cristina, e o diretor de projetos do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Fernando Shwanke.