Em finas lâminas, como condimento de ensopados ou protagonista de um aperitivo, o presunto ibérico chama cada vez mais atenção no Japão, onde um crescente número de devotos estão ávidos para conhecer os segredos deste “sashimi espanhol”.
A técnica de corte, suas possibilidades na culinária e a cultura que rodeia um dos ingredientes mais internacionais da gastronomia espanhola desperta cada vez mais curiosidade em um país onde, apesar de seu preço astronômico, o consumo de presunto curado aumenta de forma constante.
Com esta premissa, a Agência Andaluza de Promoção Exterior (Extenda), em colaboração com associações gastronômicas japonesas, organizou durante esta semana um seminário de cortadores de presunto ibérico em Nagasaki, Kioto e Tóquio, que reuniram mais de 300 alunos.
Chefs de cozinha, importadores e curiosos participaram também de um concurso de cortadores no qual tiveram que demonstrar sua destreza em duas provas, uma teórica e outra prática, na qual foi avaliada a técnica de corte, a limpeza e a apresentação do produto.
O juiz foi o andaluz Jesús Delgado, cortador profissional e habitual de uma competição que completa já sua terceira edição em Tóquio, onde os cidadãos estão se transformando em “grandes amantes do presunto, da mesma forma que somos na Espanha”, disse o especialista.
Números
“Poderíamos dizer que é um tipo de sashimi, só que elaborado com suíno ibérico”, afirmou Delgado, em referência a um dos pratos principais da culinária japonesa, feito com peixe e marisco crus.
Se há alguns anos no Japão o ritual de cortar presunto era praticamente inexistente, agora eles estão “cada vez melhores”, declarou a diretora da Extenda no Japão, Dong-Souk Yun.
Para Yun, os dados corroboram esta tendência. “O ano de 2010 foi bom porque a exportação de presunto andaluz com osso aumentou 50%”, enquanto a de carne ibérica congelada disparou 250% com relação ao ano anterior.
Os números situam a Espanha como o primeiro exportador mundial de presunto curado com osso no Japão, onde tem 90% de um mercado que fez importações no valor de US$ 2,6 milhões de euros em 2010, 15,2% mais que em 2009.